Google Reader ;*

A internet vem se atualizando diariamente e junto a isso, as facilidades para aproveitar seu conteúdo estão cada vez maiores. Falando em conteúdo, sem dúvida, a internet é um lugar onde é possível encontrar tudo – ou quase tudo – sobre qualquer assunto. Como a rede vem se modificando, são cada vez mais visíveis e presentes no nosso dia-a-dia novas formas de interação com os sites que visitamos. Hoje já é possível constituir um serviço apenas com conteúdo enviado pelos usuários, como, por exemplo, o YouTube.

Google Reader.Como a internet possui dimensões estratosféricas, nem sempre é possível se manter atualizado com o conteúdo de todos os nossos sites prediletos. Felizmente, para aqueles que adoram saber de tudo, um serviço inovador está disponível para que sempre que algum site publique uma novidade, seus usuários sejam informados em primeira mão. Este serviço se chama Feeds. Para você saber mais sobre o assunto, leia o artigo “O que são Feeds”.

Para que você possa receber as atualizações dos seus sites preferidos, é necessário se inscrever em um Leitor de Feeds RSS. Há inúmeras opções de programas que executam esta tarefa, mas há um – da poderosa Google – que merece atenção: o Google Reader. Neste artigo, você vai aprender como usar a maioria das funções do leitor RSS mais usado pelos fanáticos por notícias e novidades ou pelos que apenas querem estar ligado em tudo o que está acontecendo.



Web 2.0
Web 2.0 é um termo criado em 2004 pela empresa americana O'Reilly Media para designar uma segunda geração de comunidades e serviços, tendo como conceito a "Web como plataforma", envolvendo wikis, aplicativos baseados emfolksonomia, redes sociais e Tecnologia da Informação. Embora o termo tenha uma conotação de uma nova versão para a Web, ele não se refere à atualização nas suas especificações técnicas, mas a uma mudança na forma como ela é encarada por usuários e desenvolvedores, ou seja, o ambiente de interação e participação que hoje engloba inúmeras linguagens e motivações.

Netiqueta

Netiqueta é uma etiqueta que se recomenda observar na internet. A palavra pode ser considerada como uma gíria, decorrente da fusão de duas palavras: o termo inglês net(que significa "rede") e o termo "etiqueta" (conjunto de normas de conduta sociais). Trata-se de um conjunto de recomendações para evitar mal-entendidos em comunicações via internet, especialmente em e-mails, chats,listas de discussão, etc. Serve, também, para regrar condutas em situações específicas (por exemplo, ao colocar-se a resenha de um livro na internet, informar que naquele texto existem spoilers; citar nome do site, do autor de um texto transcrito, etc).